quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Massacre do meu Preconceito com John Green - Quem é Você, Alasca?

           Quando A Culpa é das Estrelas estourou e levou John Green para as listas de best sellers mundiais, eu sinceramente não botava muita fé. Acreditava seguramente que se tratava de um autor de histórias bobas de amor com o único intuito de fazer menininhas chorarem. O que eu ouvira sobre o romance de Gus e Hazel me fez ter certeza de que era apenas um livro tolo e apelativo, e eu cultivei opiniões violentamente negativas sobre o escritor sem ao menos ter aberto uma página de sua obra. Sim, shame on me, guys.
Até que um dia, por brincadeira, peguei o exemplar de Quem é Você, Alasca? que uma amiga lia e folheei. Sabe aquela coisa de abrir o livro em uma página aleatória do meio? Abri, e a primeira frase que eu li foi “É isso aí, porra!”. Ri desacreditada a mostrei para a minha amiga, que disse “É, esse livro é assim”, rindo da minha incredulidade. Voltei ao começo e iniciei a leitura. Mal percebi os minutos passarem – ao me dar conta já estava na página 47 – e, para minha surpresa e espanto, Alasca Young me conquistara.
Fazia um certo tempo que um livro não prendia minha atenção como Alasca prendeu. Um romance curto e veloz, que não te deixa respirar ou esboçar sinal de tédio. Eu particularmente me cativo ainda mais por livros que me fazem rir, e esse me fez gargalhar alto. É extremamente engraçado, emocionante e empolgante, te diverte ao mesmo tempo que te preocupa sobre as aventuras do grupo protagonista. O romance em si me encantou completamente. Mas, tendo ganhado meu coração, a garota dos olhos verdes impenetráveis merece ser o assunto do post.

Linda, inteligente, descontraída e cheia de vida é como Alasca é descrita, mas ao longo da história vemos que ela é muito mais que isso. Frases como “Ele gosta de maconha tanto quando Alasca gosta de sexo” e a icônica “Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela um furacão” transmitem partes da personalidade da garota misteriosa que seduz o menino Miles Halter. A morena atrevida e dominadora conquista Miles e o leitor com seu jeito divertido e único.
Com isso, posso dizer que o primeiro romance do escritor americano quebrou minha cara com majestade, e o tornado Alasca levou com ela meu preconceito. É um livro incrível. Recomendo a todos que querem uma história curta e bem armada, que te conquiste do começo ao fim e te faça pensar sobre algumas questões que geralmente não levantamos. Deixem Young te cativar como fez comigo! ;)
P.S: Sobre A Culpa é das Estrelas, assisti apenas ao filme e me surpreendi também. É uma história bem fofa e chorável, mas quem gosta de histórias de amor não-tão-coloridas-assim não vai se decepcionar.