terça-feira, 9 de setembro de 2014

Resenha - Sementes no Gelo, de André Vianco


Finalmente tive a oportunidade de ler André Vianco – após anos de interesse, visto que conheci sua obra em 2009 nas Noites do Terror do extinto Playcenter. Não tem como não se interessar pelos intrigantes romances sobrenaturais que o escritor paulista nos apresenta – esses vividos em território brasileiro, o que particularmente chamou ainda mais minha atenção. Uma amiga me indicou e emprestou Sementes no Gelo, alegando ser a leitura ideal para me iniciar a Vianco. Aceitei, devorando o livro em pouco mais de dois dias.
O enredo se forma ao redor de Tânio Esperança, um detetive particular de Osasco que é surpreendido em seu escritório pela visita de uma velha amiga, Lizete, que relata estar sendo visitada pelo fantasma de uma criança. Explodem nos noticiários assassinatos misteriosos supostamente praticados por espectros infantis, e a evidente ligação entre esses casos desafia a polícia, forçando uma investigação após a morte de dois criminosos de forma semelhante.
É incrível como Vianco desenvolve uma ideia a priori simples, apresentando criaturas surpreendentes e clímaces de tirar o fôlego. As diversas formas como os pivetes nos são apresentados instigam diferentes reações. A narrativa é corrida e viciante, detalhada, saborosa, daquelas que a gente fecha o livro e quer voltar na mesma hora. A habilidade com palavras é demonstrada magistralmente pelo autor nessa obra.
Em contrapartida, do meio para o final da história senti que a ideia principal fora jogada de uma vez em poucos parágrafos. A relação com o espiritismo foi mal explicada, como se resumida em poucas linhas apenas para contextualizar a questão da trama, e me chateou como uma doutrina tão bonita e extensa foi desprezada, tendo potencial evidente para enriquecer o romance.

O romance me entreteve, mas deixou a desejar nos aspectos citados acima. Apesar disso, a narrativa de Vianco e a facilidade com que o autor cria e mostra os assombros me surpreendeu – a obra me trouxe muita curiosidade sobre os outros títulos do escritor. Sementes no Gelo é uma leitura curta e forte que nos instiga a pensar em algumas questões sociais e humanas, além de provocar alguma sensação de frio na barriga que esperamos a ler um thriller. Recomendo à todos que procuram uma leitura rápida e descompromissada.