domingo, 17 de agosto de 2014

Quebrando o Bloqueio Criativo


Todo mundo que cria qualquer tipo de conteúdo, seja ele de textos, fotos, vídeos ou qualquer outra coisa, já se deparou com essa situação no mínimo desesperadora. Você quer escrever, a galera cobra coisa nova, cê tem tempo e condição de criar algo legal, mas nada sai do “e se eu”. Passei por um longo processo de bloqueio criativo motivado por uma rotina mais pesada do que a que eu estava acostumada e, cá entre nós, preguiça – muito mais fácil usar a justificativa “estou sem tempo” do que realmente agir e se programar para usar seu tempo livre para produzir. Conheço isso e posso afirmar que não é nada legal. Trocar seu tempo de produção e desenvolvimento pessoal por procrastinação não faz nada bem e pode te prejudicar bastante. Mas o post não é sobre sermão e sim sobre dicas para a vida, então vamos solucionar o problemão do monstro comedor de inspiração!
A primeira coisa a se fazer para combater esse bicho papão é se organizar. Arrumar tanto a sua rotina, de forma que você tenha todo o tempo que precisa para criar seu conteúdo, quanto esquematizar seu projeto, anotar as ideias e arrumá-las de forma que nunca fique sem temas, sempre tenha um programado. É importante se prevenir contra os prazeres da procrastinação, ou seja, não ficar rolando o Facebook ou vendo vídeos de gatinhos quando deveria estar criando conteúdo. Isso te livra da desculpa “sem tempo”, pois assim você sempre terá seu tempinho de produção.
Após organizar seu tempo, se inspire. Seu ambiente de criação inspira suas ideias? Te faz se sentir bem, relaxado, no pique? Se a resposta for não, algumas coisas devem ser mudadas. É sempre legal sair para escrever – um parque, uma cafeteria, sorveteria, qualquer lugar diferente e que tenha a ver com você –, mas o lugar onde você para e escreve deve te inspirar. Experimente dar um up na decoração do quarto ou home office – copie do weheartit e pinterest –, troque seu wallpaper para um que te deixe feliz, personalize seu caderno. Estampar sua personalidade no seu cantinho é decisivo na hora de colocá-la no papel.
Encapei e colei vários adesivos nesse caderno que eu uso exclusivamente pra escrever. É gay, cheio de frufrus e adesivos meio infantis, mas acho tão fofo e tão minha cara que olhar pra ele me faz querer escrever <3
E por último, mas não menos importante, não deixe os erros te desanimarem. Se seu texto não te agradou, reescreva, mude de tópico, se supere. É aquela frase de vó aplicada: “É errando que se aprende”. Ninguém nasce sabendo. Crie, erre, entenda seu erro e recrie. Só assim você aprenderá a melhorar. Não desanime por não aprovar um trabalho seu, não abandone pela metade – por pior que você ache que esteja ficando, termine. Acredite, você aprende muito mais corrigindo suas falhas.

Viu? Não é tão difícil assim derrotar o monstrengo que devora nossa produtividade. Não deixe-o te vencer. Ocupe seu tempo livre, se esforce, e com o tempo suas criações te satisfarão cada vez mais. Corra atrás de seu sucesso! :)